NOVA ILUMINAÇÃO, ESCADAS ROLANTES E ELEVADORES NO MERGULHÃO DE CAXIAS

person access_time02/06/2017 18:15

O aposentado Rogério Pereira não precisa mais pedir ajuda de ninguém para acessar o Mergulhão de Duque de Caxias. Na última sexta-feira, 02/06, ele e todos os moradores do município receberam um grande presente. Na ocasião, a Prefeitura, o Governo do Estado e o Detran entregaram as escadas rolantes e elevadores do Mergulhão, recém-consertados, que permitem o melhor acesso dos usuários dos serviços oferecidos no local e à estação de trem. Inaugurado como a mais moderna e arrojada passagem subterrânea do estado, em abril de 2009, o Mergulhão de Duque de Caxias ficou sem manutenção durante anos e teve seus equipamentos deteriorados com a ação do tempo. Agora, os portadores de necessidades especiais, assim como Rogério, terão mais segurança e acessibilidade.

“Eu atravessava de um lado para outro da cidade usando o Mergulhão. Mas, pra isso, eu tinha que pedir ajuda aos camelôs porque não conseguia atravessar sozinho com a cadeira, sem o elevador. Agora, fica tudo mais fácil. O Washington Reis foi o único prefeito que realmente se preocupou com acessibilidade em Duque de Caxias. Os outros prefeitos que passaram por aqui nunca fizeram nada por nós, portadores”, destacou Rogério, agradecido.

Além da entrega dos elevadores e escadas rolantes, foi inaugurada a nova iluminação do local. Foram substituídas as lâmpadas das quatro entradas e toda a iluminação do interior do Mergulhão. Ao todo, foram trocadas mais de 200 lâmpadas antigas, que estavam queimadas, por novas lâmpadas de led. Com essas intervenções, a Prefeitura garante um espaço com 100% de iluminação led, trazendo mais conforto e segurança para os usuários, ao mesmo tempo em que se preocupa com o meio ambiente e a economia de energia. Foi realizada também a recuperação dos sinais de acessibilidade para deficientes visuais e a instalação de cinco bombas de água para evitar alagamentos. As obras incluíram ainda pintura de instalações e programação visual com indicações das saídas e dos postos do Detran.

“Essa é mais uma conquista para a população de Caxias. Queremos trabalhar muito mais para continuar oferecendo serviços de qualidade para a população”, disse o vice-presidente do Detran, André Mônica. O prefeito Washington Reis ressaltou que a prefeitura vem trabalhando muito para devolver a dignidade aos cidadãos caxienses. “Estamos trabalhando dia e noite para promover as melhorias que os cidadãos merecem. Nossa cidade ficou abandonada durante os últimos oito anos e, estamos lutando muito para colocar tudo em ordem”, afirmou. A fala do prefeito foi confirmada pelo deputado federal Áureo, que destacou que “os outros prefeitos que passaram pela cidade não cuidaram do mergulhão e nem do Moacyr porque foram construídos pelo prefeito Washington Reis e, com isso, quem sofreu foi o cidadão. Mas isso está mudando”.

O Mergulhão de Duque de Caxias liga os dois lados do centro do município e fica localizado sob a via férrea. O equipamento facilita a vida das pessoas que circulam pela região central da cidade e é a principal ligação para pedestres entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Doutor Plínio Casado, chegando ao calçadão da Rua Joaquim Lopes Macedo. A região concentra um dos maiores centros comerciais da Baixada Fluminense. Antes da instalação do Mergulhão, o pedestre precisava atravessar duas ruas e uma passarela para ir de um lado ao outro do centro de Caxias. O equipamento encurta a travessia e garante mais praticidade e facilidade.

No Mergulhão, a população tem acesso aos postos de habilitação, identificação civil e a uma unidade de perícia médica do Detran. A partir desta segunda-feira (05/06), os moradores do município passaram a contar ainda com o serviço de licença sem vistoria. Também estiveram no evento, a diretora de registro de veículos do Detran, Carla Adriana Pereira, o diretor de habilitação, Fernando Vignoli Reis, o diretor de identificação civil, Márcio Bahiense, secretários do governo municipal, vereadores, os deputados estaduais, Rosenverg Reis, Paulo Melo e Fatinha, e o deputado federal Áureo.