PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS DÁ DESCONTO AOS CONTRIBUINTES QUE PAGAREM O IPTU 2018 EM COTA ÚNICA

access_time02/01/2018 16:58

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, informa a tabela de pagamento do IPTU 2018. Os contribuintes do município poderão conferir como consultar ou pagar com descontos, por meio de cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana da cidade de Duque de Caxias.

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER PREFEITO WASHINGTON REIS ENTREGA O PRIMEIRO MAMÓGRAFO DIGITAL DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time08/03/2019 17:38

Uma grande ação de saúde marcou as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, neste 08 de março, em Duque de Caxias.

A ação, que teve como tema “Saúde da Mulher – Quem Ama Cuida”, promovida pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu durante toda a manhã, no CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice – Xerém). No dia em que completa dois anos de serviços voltados para a saúde e o cuidado da mulher, o CRAESM recebeu o primeiro equipamento digital para realização de exames de mamografia do município. A entrega do mamógrafo digital foi feita pelo prefeito Washington Reis, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Oliveira, em cerimônia que contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de lideranças, moradores e profissionais de saúde. O aparelho, com capacidade para realizar até 300 exames por dia, faz parte da política implementada pelo governo, priorizando a qualidade no atendimento e o cuidado com a saúde da população de Duque de Caxias.
Em sua fala, o prefeito Washington Reis destacou o trabalho que a prefeitura vem realizando, no sentido de valorizar e cuidar do cidadão caxiense, com destaque para as mulheres.
“Neste momento ruim que a nossa sociedade passa, com vários incidentes de violência contra a mulher e feminicídios, estamos fazendo a diferença no município de Duque de Caxias, mostrando que em nossa cidade o bem-estar e a saúde da mulher importam. Hoje, Dia Internacional da Mulher, estamos entregando um equipamento de mamografia digital top de linha, com capacidade de realizar dezenas de exames por dia aqui no CRAESM. Há dois anos inauguramos esta unidade de saúde especializada para as mulheres, com mais de 10 mil atendimentos mensais. Em breve vamos inaugurar a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, ampliando a qualidade e o número de atendimentos às mulheres, grávidas e recém-nascidos no município”, destacou o prefeito Washington Reis.

Durante toda a manhã, a ação “Saúde da Mulher - Quem Ama Cuida” ofereceu diversos serviços gratuitos para as mulheres, entre eles: Equipe de Beleza da Mulher da Fundec, com serviços gratuitos de Design de Sobrancelha, Cabeleireiro, Barbeiro e Manicure; Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), com Terapia Floral, Reiki, Auriculoterapia, Shantala e Biodança; aferição de Pressão Arterial e Glicose; coleta de Exames Preventivos; vacinação contra a Febre Amarela; prevenção e combate ao Tabagismo; informações sobre o Programa Bolsa Família, BPC/LOAS e Isenção Cartorária (casamento, nascimento e óbito); orientação e palestras sobre temas voltados para a Saúde na Adolescência, Violência Contra a Mulher (com a presença da Delegada da DEAM-DC, Dra. Fernanda Fernandes); e Projeto Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal de Duque de Caxias), além de atividades de recreação e contação de histórias para o público infantil.

O combate e enfrentamento da violência contra a mulher foi destaque na fala da Delegada da DEAM de Duque de Caxias, Dra Fernanda Fernandes: “É muito importante que a população tenha consciência dos seus direitos e que é preciso denunciar todas as formas de violência contra a mulher. Durante todo o mês de março faremos campanhas e palestras para conscientização em todo o município, falando sobre o papel da polícia e divulgando a Lei de Violência Doméstica (Lei Maria da Penha), e os vários instrumentos e mecanismos de proteção à vítima”

A programação também incluiu um momento de homenagens às mulheres, com distribuição de rosas e certificados de reconhecimento e agradecimento para mulheres que trabalham pelo bem-estar e cuidado da saúde da mulher na unidade do CRAESM e gestoras da rede de saúde municipal.
A Ação de Saúde do Dia da Mulher contou com a presença do Deputado Federal Gutemberg Reis, do Deputado Estadual Rosenverg Reis, Vereadores do município, lideranças comunitárias e gestores de saúde do município. Uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos; Fundec; Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas; Cultura e Turismo e Subsecretaria de Defesa Civil.