IMUNIZAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

person access_time06/11/2017 16:27

Em resposta às notificações de rumores de macacos Bugios mortos na trilha da Cachoeira de Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias (próximo ao Condomínio Vale da Mata), a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias enviou uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Ambiental ao local para investigar a denúncia, mas nenhum macaco morto foi encontrado na região. Segundo relatos colhidos no local, para encontrá-los seria preciso percorrer em torno de duas horas de caminhada mata a dentro.

A SMS notificou a Secretaria Estadual de Saúde, que enviou, no dia 25/10, uma força tarefa de agentes em busca dos macacos mortos na área. A busca foi realizada na Reserva Biológica do Tinguá, a partir do município de Nova Iguaçu, ainda sem o retorno de informação quanto ao sucesso da busca.

Mesmo sem confirmação oficial de macacos contaminados com a doença na região, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias está promovendo o bloqueio vacinal para os moradores do entorno da Reserva Biológica do Tinguá, na região do município. Duas ações já foram feitas na área, no Condomínio Vale da Mata (Bairro Chapéu do Sol) e na Escola Municipal Coração de Jesus (Bairro Bambu Amarelo). A próxima ação será no dia 09/11, na Escola Municipal Oswaldo Aranha (Próximo ao ponto final de Xerém - Chapéu do Sol).
A Febre Amarela é uma doença febril aguda causada por um vírus transmitida através do mosquito, possui dois ciclos: urbano e silvestre. A Febre Amarela que circula no país tem se apresentado principalmente nas áreas rurais silvestres e de mata, sendo transmitidos por mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes.

A vacina contra Febre Amarela está disponível para toda a população nas seguintes unidades de saúde do município:

- CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS (CMSDC): Segunda e quarta-feira, de 8h às 13h

- UNIDADES PRÉ HOSPITALARES (UPH)
UPH de Xerém: Segundas e quartas-feiras, das 8h às 13h
UPH de Campos Elíseos: Terça-feira, das 8h às 17h
UPH de Parque Equitativa: Terça-feira, 8h às 17h
UPH de Saracuruna: Terça-feira e quarta-feira, 8h às 15h
UPH de Imbariê: Quarta-feira, 8h às 17h

- UNIDADE DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
PSF no bairro Santo Antônio da Serra (Xerém): Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
PSF no bairro Santa Rosa (Xerém): Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

- UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)
UBS Dr. José de Freitas (Vila Operária): 4ª feira
UBS Alaíde Cunha (Bairro Copacabana): 6º feira