access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

GOVERNADOR VISITA AS OBRAS DO HOSPITAL DO OLHO DE DUQUE DE CAXIAS

access_time26/09/2017 15:19

As obras do Hospital Municipal do Olho Julio Cândido de Brito, em Duque de Caxias, estão em fase de conclusão. Nesta segunda-feira, 25/09, o prefeito Washington Reis recebeu o governador Luiz Fernando Pezão em uma visita à unidade que está sendo construída no bairro Dr. Laureano, primeiro distrito do município. Quando for inaugurada, a expectativa de atendimentos será de cerca de 3.700 consultas ambulatoriais, 3.100 exames e 990 cirurgias por mês.

GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS É DEBATIDA EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time05/10/2017 13:24

Foi aprovado na última terça-feira (03/10), na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, o Projeto de Lei nº 27/GP/2017, fruto do trabalho de discussão da comissão especial determinada pelo prefeito Washington Reis, montada para debater a questão da adequação do município à meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE). O grupo trabalhou durante três meses com o objetivo de garantir a gestão democrática nas escolas, a partir do envolvimento da comunidade escolar, familiares dos alunos, funcionários das escolas, estudantes e gestores nos conselhos escolares.

A lei aprovada dispõe sobre autonomia pedagógica, conselhos escolares, eleições diretas para diretores e grêmios estudantis. Para a secretária municipal de Educação, professora Marise Ribeiro, “O objetivo principal da administração pública é atender aos anseios e necessidades da comunidade escolar. Para isso, é preciso buscar o aprimoramento constante de novas práticas de trabalho que promovam ações verdadeiramente democráticas, como a efetiva participação e acompanhamento de todos os envolvidos no processo escolar”.

Segundo o PNE, os municípios precisam se adequar à gestão democrática nas escolas e isso só será possível por meio da implantação de projetos e ações como eleição de diretores, participação de pais e responsáveis, organização e desenvolvimento de grêmios estudantis, conselhos escolares e a realização de fóruns de educação.

O Projeto de Lei foi criado em decorrência dos estudos da comissão e segue recomendação do Ministério Público que havia determinado que administrações anteriores o fizessem mas, na época, não obteve sucesso. O atual Executivo Municipal vem tratando as questões relativas à educação com empenho e entende que esta é uma das principais prioridades do governo.

O que diz a Meta 19?

A Meta 19 assegura condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho, e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da união para tanto.