FUNDEC PROMOVE ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

person access_time28/09/2017 16:06

A Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com a FUNDEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura, e Políticas Sociais, realizou diversas atividades na unidade Inclusão, localizada no centro do município, no último dia 21, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, aconteceram palestras e oficinas para pais e alunos da unidade.

Os responsáveis assistiram às palestras que reuniram cerca de 120 pessoas, em dois horários, de manhã e à tarde. Ministrando os encontros, Ana Paula Brito Dias, residente de Medicina Interna no Hospital das Forças Armadas, e Sônia Mendes, psicopedagoga, diretora da Escola Favo de Mel, da FAETEC. Durante as palestras, as profissionais abordaram temas como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), planejamento familiar, câncer e drogas. Para os alunos, aconteceram oficinas nas salas de aula e na quadra de esportes. Foram feitas atividades recreativas, educativas, aulas de informática, oficinas de dança e culinária.

Saiba mais sobre a Fundação:

A unidade atende a uma média de 750 pessoas, envolvendo alunos e responsáveis, oferecendo atividades físicas e socioeducativas, além de promover a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, através de ações interdisciplinares. As atividades físicas oferecidas são atletismo, basquete, bocha, futsal, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e voleibol. Além disso, há também a oferta de cursos profissionalizantes de informática essencial, auxiliar de cozinha e dosvox específico para cegos. São realizadas oficinas de informática, vivência, expressão corporal, cozinha experimental, grupos com famílias e palestras. A unidade desenvolve o projeto de autismo e o programa Atleta Jovem.

As inscrições são feitas durante todo o ano, através de encaminhamentos médicos e escolares, ou devido à procura espontânea de pais e responsáveis em busca de atendimento especializado para seus filhos. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Fundação, através do endereço eletrônico www.fundec.rj.gov.br .