FUNDEC PARTICIPA DOS JOGOS ESTADUAIS DAS OLIMPÍADAS ESPECIAIS

person access_time12/12/2017 16:05

Entre os dias 01 e 03/12, aconteceram no Rio de Janeiro os Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais. O evento, realizado no Campo dos Afonsos, nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica, faz parte do calendário de eventos que selecionam os atletas brasileiros que irão para os Jogos Mundiais Special Olympics, em Abu Dhabi 2019. Ao todo, participaram mais de 120 voluntários, 30 técnicos e 130 atletas nas modalidades atletismo, bocha, natação, tênis de mesa e voleibol de praia. Além disso, aconteceu também a disputa da final e terceiro lugar da Liga de Futsal Unificado. Paralelo às competições, os organizadores promoveram ainda um encontro de famílias, uma capacitação para novos atletas líderes e o programa Atletas Saudáveis.

Representando a Prefeitura de Duque de Caxias, a unidade FUNDEC Inclusão e Trabalho teve atletas disputando praticamente todas as modalidades dos Jogos Estaduais, ficando de fora apenas do voleibol de praia. Foram seis atletas no atletismo, dois disputando na modalidade bocha, seis jogadores no futsal, dois atletas na natação e dois no tênis de mesa, além de três participantes na capacitação dos Atletas Líderes, totalizando 21 envolvidos na competição. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 01/12, com a presença do presidente da FUNDEC, Joilson Cardoso, o diretor administrativo, José Fernandez, e o diretor do CITDE, Alan Machado.

Aluno da Fundação, Diogo Nascimento pratica atletismo e fez parte do grupo que conduziu a bandeira das Olimpíadas Especiais Brasil durante a solenidade. Um dos principais momentos da abertura, o acendimento da pira olímpica, foi realizado pela atleta Thaíssa Pinheiro, também aluna da FUNDEC Inclusão e Trabalho, campeã latino-americana na prova de atletismo 4x100 metros. A cerimônia foi finalizada pelo grupo de dança da Fundação, coreografado pela professora Regilane Sobral.

No segundo dia de competição, os atletas disputaram provas classificatórias pela manhã e provas finais à tarde, com exceção do futsal. Neste dia, teve início a capacitação e o encontro de famílias, além de iniciativas do programa Atletas Saudáveis, com as seguintes atividades: Abrindo seus olhos, Funfitness, Audição saudável e Sorrisos especiais. No Abrindo seus Olhos, os atletas receberam óculos escuros e, os que tiveram necessidade, ganharam óculos de grau.

A FUNDEC teve uma grande participação na competição. No atletismo, foram oito medalhas de ouro e quatro de prata; na bocha, uma de ouro e uma de prata; na natação, duas medalhas de ouro e uma de bronze; no tênis de mesa foram uma medalha de ouro e uma de prata. Ao todo, 12 medalhas de ouro, seis medalhas de prata e uma medalha de bronze.

No domingo, a Fundação concorreu com a equipe da Favo de Mel e terminou a Liga de Futsal Unificado em quarto lugar. O atleta Luiz Cláudio foi o artilheiro do campeonato. No mesmo dia, a cerimônia de encerramento dos jogos teve a premiação dos atletas e o sorteio para os Jogos Nacionais. Como parte do processo de formação da delegação brasileira que irá para os Jogos Mundiais de Abu Dhabi, os atletas medalhistas de ouro da versão estadual tiveram seus nomes incluídos no sorteio para os jogos nacionais, que acontecerão em 2018, e contarão com a participação de 20 atletas da FUNDEC, sendo a maior delegação do Estado do Rio de Janeiro.