FESTA DE SANTO ANTÔNIO HOMENAGEIA O NORDESTE E TEM RECORDE DE PÚBLICO

person access_time14/06/2018 14:03

A Festa de Santo Antônio em Duque de Caxias, que este ano homenageou o Nordeste, superou todas as expectativas e teve recorde de público. Segundo a Defesa Civil municipal, mais de 150 mil pessoas passaram pelo evento nos seis dias de programação religiosa, gastronômica e cultural. Nos palcos do teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, e da Igreja, passaram grupos de forró, dança e MPB. Outro destaque foi o festival de quadrilhas que recebeu grupos consagrados da cidade e de municípios da Baixada, e atraiu milhares de espectadores que vibraram com as coreografias apresentadas. O dia de maior movimento foi o dia 12, de comemoração dos Namorados, com cerca de 35 mil pessoas que assistiram as missas e circularam pela Avenida Leonel de Moura Brizola até a madrugada do dia 13.

Ao participar da abertura da Festa de Santo Antônio, o prefeito Washington Reis lembrou que foi no seu primeiro mandato que o evento voltou para o centro da cidade, junto à Catedral de Santo Antônio. Durante anos, a festa passou pelo bairro Parque Duque (antiga garagem da Prefeitura) e pelo bairro 25 de Agosto (Avenida Brigadeiro Lima e Silva, em frente a Praça Humaitá), complicando, principalmente, o trânsito na região.

As barracas montadas no trecho entre as ruas Plínio Casado e Dr. Manoel Teles, e na quermesse da igreja de Santo Antônio ofereceram comidas típicas do Nordeste, doces variados, além de artesanato fabricado por mulheres cadastradas no Fórum de Economia Solidária.

O público que passou pelo evento também pode participar de oficinas promovidas pelo SESC – Serviço Social do Comércio na Praça do Pacificador. A FUNDEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias levou para o local professores e alunos dos cursos de cabeleireiro, maquiagem e manicure que atenderam centenas de pessoas. A Fundação também levou sua orquestra que se apresentou no último dia da festa arrancando aplausos do público.

Colaborando mais uma vez para o brilhantismo da maior festa religiosa da cidade, a prefeitura mobilizou equipes das secretarias de Saúde, Defesa Civil, Cultura e Turismo, Transportes e Serviços Públicos, Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, Obras, através da subsecretaria de Limpeza Urbana, e Comunicação. A segurança do público foi feita pelas polícias Civil e Militar. A Defesa Civil mobilizou por dia mais de 100 agentes e voluntários do processo Apell, Bombeiro Civil e Cruz Vermelha. A Guarda Municipal contou, em cada plantão, com cerca de 40 GMs e agentes de trânsito.

Muitos foram os casais que comemoraram o Dia dos Namorados na Festa de Santo Antônio. Mário Félix e a esposa Juliana foram à igreja agradecer o amor eterno e saborear comidas típicas. “Venho aqui todos os anos com meu marido Mário prestigiar esse evento beneficente da igreja de Santo Antônio que ajuda muitas famílias carentes da cidade, disse a moradora do Jardim Leal.

O casal Aline e Maicon Silva, também não perde a festa. Este ano com a filha Aline, de dois anos, que se divertiu muito no passeio. “Gostei da organização. Todos estão de parabéns”, disse Maicon que mora no centro.

Alessandro Silva e Vanessa Cristina, moradores do Centenário, foram à festa na terça-feira com os filhos Jamille, de um ano, Gabriel, de oito, e Iasmin, de dez. “Costumo chegar cedo para percorrer o local com calma e saborear doces e salgados com a família”, disse o técnico de som.