FEIRA POPULAR DA AGRICULTURA FAMILIAR DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA FEIRANTES

person access_time09/10/2017 13:17

No dia 03 de outubro, foi realizado na sede do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS), um curso de formação sobre organização de vendas e romaneio em livros para feirantes. A atividade faz parte da agenda da Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias que articula produtores da gastronomia, agricultores e artesãos do município em torno da pauta da Economia Solidária e da Segurança Alimentar e Nutricional.

O curso foi ministrado pela professora Anelise Dias, coordenadora da Feira da Agricultura Familiar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Seropédica, e contou com o apoio dos engenheiros agrônomos Lívea Bilheiro e Gabriel Mendes. A feira da UFRRJ faz parte de um projeto de extensão para o fortalecimento da Agricultura Familiar na baixada fluminense por meio da promoção de práticas e princípios da Agroecologia.

O objetivo do curso foi trocar conhecimentos sobre práticas que contribuem para melhorar a organização e desenvolvimento de circuitos curtos de comercialização. Além da formação sobre o uso de romaneio, a professora compartilhou com os feirantes da Feira Popular outras experiências, como oficinas de Alimentação Viva e culinária agroecológica.

A Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e é coordenada por representantes da sociedade civil, pelo Departamento de segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Abastecimento e Pesca e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
A Feira acontece às terças-feiras (Com exceção da primeira terça-feira do mês), de 8h às 17h, na Praça Roberto Silveira, Jardim 25 de Agosto.