access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

DUQUE DE CAXIAS COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO PROMOVENDO PALESTRAS E DEBATES

person access_time17/10/2017 12:27

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-DC) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-DC), promoveu nesta segunda-feira, 16/10, Dia Mundial da Alimentação, um encontro com o tema “Mude o futuro da migração. Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural”. O evento aconteceu no espaço da Igreja Wesleyana Central da Mantiquira, em Xerém, 4º Distrito.

As boas-vindas aos participantes ficou a cargo da presidente do CONSEA-DC, Solange Bergami e da diretora do DESANS, Claise Alves. Em seguida foi aberto o Painel com a participação das palestrantes Mariella Camardelli (Agrônoma e Pesquisadora da EMBRAPA) e Juliana Casemiro (Nutricionista, Professora da UERJ e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), abordando o tema “A relação da Agricultura com a Segurança Alimentar e Nutricional”, que foi muito bem recebido pelos participantes do encontro. Foram debatidas questões como a importância da Agricultura Familiar para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a produção agroecológica como prática coletiva e de proteção a biodiversidades, a relevância dos circuitos pequenos de comercialização que colocam em contato direto o produtor e o consumidor, o necessário resgate da cultura alimentar local e o cozinhar como promoção da Alimentação Saudável, a capacitação e qualificação dos diferentes atores para a efetivação da Política de SAN, na perspectiva da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

A programação contou ainda com a participação da secretária Municipal de Educação, Marise Moreira; do subsecretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Manoel Figueiredo; e do subsecretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Celso Lopes, na mesa que tratou do tema “Desenvolvimento Rural e a SAN em Duque de Caxias”. Eles falaram das ações e projetos desenvolvidos por suas secretarias que podem contribuir para o desenvolvimento rural.

Ao final das exposições o público, formado em sua maioria por lideranças da sociedade civil, governamental, agricultores e estudantes, teve a oportunidade de fazer perguntas e manifestar opiniões sobre os temas expostos.
Reunir estes diferentes campos de atuação hoje, no Dia Mundial da Alimentação, é de grande importância e reflete o esforço Intersetorial que a pauta da SAN exige, que não implica somente em fornecer alimentos para suprir a demanda calórica do corpo humano. Requer uma abordagem mais ampla, que pense no acesso digno e na qualidade do alimento. Para isso, devemos considerar outros fatores, como um modelo de agricultura que promova a inclusão social e a conservação do meio ambiente, a organização de mercados e preços justos e o respeito à diversidade cultural de cada população, que é manifestada no ato de comer.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre Alimentação e Nutrição.

A data de 16 de outubro, corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.