PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS DÁ DESCONTO AOS CONTRIBUINTES QUE PAGAREM O IPTU 2018 EM COTA ÚNICA

access_time02/01/2018 16:58

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, informa a tabela de pagamento do IPTU 2018. Os contribuintes do município poderão conferir como consultar ou pagar com descontos, por meio de cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana da cidade de Duque de Caxias.

DUQUE DE CAXIAS APRESENTA SUA CANDIDATURA NA REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

person access_time06/11/2018 16:15

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, através Secretaria de Cultura e Turismo, foi classificada em 6º lugar (num total de 15 cidades selecionadas) no Chamamento Público 03/2018 do Ministério da Cultura – MinC para apresentar sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Para pensar e elaborar o projeto de defesa da candidatura de Duque de Caxias à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, a Secretaria Municipal de Cultura convida aos agentes culturais do município para o 1º Encontro Preparatório Para a Candidatura de Duque de Caxias Como Cidade Criativa da UNESCO, que acontece no dia 08 de novembro, às 14h, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, Praça do Pacificador (Centro).

A candidatura de Duque de Caxias se dará na área temática das Media Arts. A secretaria de Cultura e Turismo acredita ser essa uma área com maior potencial de crescimento e por ser um setor onde a cidade desenvolve iniciativas há muito tempo. O setor de Media Arts, traduzido pela Unesco como “Artes em Novas Mídias” e pelo MinC como “Artes Midiáticas”, engloba audiovisual, jogos eletrônicos (videogames), quadrinhos digitais, arte digital, computação gráfica, animação por computador, arte virtual, arte na internet, arte interativa, robótica artística, impressão 3D, e todas as expressões artísticas que possam ser mediadas pela tecnologia, pelo digital e pela internet.

O encontro pretende reunir os artistas da cidade que trabalham ou não com essa área temática da Economia Criativa na cidade, além de estimular os artistas a desenvolverem com entusiasmo obras, projetos e iniciativas que fortaleçam a produção artística de Media Arts. O Media Arts atravessa vários setores, principalmente os de Cultura e Educação, mas interessam também às áreas de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Patrimônio, entre outros, podendo gerar trabalho, emprego e renda para os munícipes de Duque de Caxias.

Além do apoio efetivo e assessoria técnica do Minc - Ministério da Cultura, a secretaria municipal de Cultura e Turismo está fechando um acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Cultura do RJ, bem como uma parceria com o Sebrae, através do segmento de Economia Criativa, além de estar em contato com universidades, faculdades e escolas públicas e privadas, empresas, cooperativas, Ong’s, coletivos e grupos interessados. O objetivo é criar uma Grande Rede de Media Arts, com sede em Duque de Caxias, com o objetivo de construir um grande plano de atuação para quatro anos, incluindo programas, ações, iniciativas e, principalmente, um calendário de atividades continuadas.