DIA MUNDIAL SEM CARRO CHEIO DE BOAS INICIATIVAS EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time22/09/2017 10:10

Quem passa pelo centro de Duque de Caxias nesta sexta-feira, 22/09, encontra novidades. A Prefeitura, através das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação, Cultura e Turismo, está promovendo o evento Park(ing) Day Duque de Caxias para celebrar o Dia Mundial Sem Carro em vagas de estacionamento distribuídas nas ruas Professor José de Souza Herdy, Major Frazão, Passos da Pátria e General Câmara, das 10h às 18h. A iniciativa conta com as parcerias da secretaria municipal de Educação, Coletivo Movimente, universidade Unigranrio e comerciantes do bairro 25 de Agosto.

A proposta consiste na ocupação de vagas de estacionamento em vias públicas transformando-as em espaços temporários, conhecidos como parklets, para estimular o lazer e o convívio entre a população, além de motivar a conscientização sobre o uso do automóvel e qualidade da vida urbana. O Park(ing) Day Duque de Caxias tem como base o bairro 25 de Agosto, no centro do município.

Funcionário da prefeitura, Marcelo Cunha, de 43 anos, mora em Jardim Primavera e trabalha na sede da Secretaria Municipal de Educação, na região central. Da sua residência até o local de trabalho, percorre diariamente 20 quilômetros. Hoje, o percurso, que geralmente é feito de carro, foi feito de bicicleta. Marcelo abraçou a proposta da prefeitura e deixou o automóvel em casa. O triatleta costuma pedalar longas distâncias nos fins de semana e achou boa a iniciativa.
"O ciclismo faz parte dos meus treinos diários. Além de proporcionar uma vida mais saudável, não polui o ar. Aproveito para fazer um alerta sobre a importância do uso de capacete e luzes de sinalização”, explicou Marcelo.

Nas ruas, o Park(ing) Day está agradando os moradores. A população e os visitantes estão se divertindo em ações variadas. Nos locais do evento, são realizadas atividades culturais com muita música, arte, educação ambiental e literatura.