access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

CAXIAS CELEBRA O DIA NACIONAL DO SAMBA

person access_time28/11/2017 16:35

Criado em 1962, o Dia Nacional do Samba não vai passar em branco em Duque de Caxias. Celebrado todos os anos no dia 2 de dezembro (este ano cai no sábado), a data será lembrada na segunda-feira (04), a partir das 17h, no projeto Samba do Pacificador, promovido na primeira segunda-feira do mês na Praça do Pacificador. Com hora para começar e sem hora de acabar, o projeto já recebeu personalidades consagradas nos estilos de samba enredo, partido alto, pagode, exaltação, breque e samba rock entre outros gêneros.

A festa em Caxias vai contar com a participação especial de Xande de Pilares. Com ele estarão no palco Wantuir de Oliveira, Valéria Lima, Flávia Saolli, Mariano Maia, Andréia Caffé e os grupos Nova Raiz e Samba das Cabeleireiras, além de amigos também consagrados que prestigiam o evento e apresentam seus sucessos. O evento, gratuito, tem apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

Origem do Dia do Samba

A data foi escolhida por ser o dia em que o famoso compositor Ary Barroso visitou pela primeira vez a Bahia em 1962. Por iniciativa do então vereador Luiz Monteiro Costa foi criado o Dia do Samba para homenageá-lo. Com o passar dos anos a data foi incorporada a nível nacional e comemorada todos os anos com muita empolgação.

São muitos os estilos. Samba enredo, samba partido alto, samba pagode, samba canção, samba carnavalesco, samba exaltação, samba de breque, samba de gafieira e samba rock ou sambalanço são os gêneros mais apreciados.