CAXIAS CELEBRA O DIA NACIONAL DO SAMBA

person access_time28/11/2017 16:35

Criado em 1962, o Dia Nacional do Samba não vai passar em branco em Duque de Caxias. Celebrado todos os anos no dia 2 de dezembro (este ano cai no sábado), a data será lembrada na segunda-feira (04), a partir das 17h, no projeto Samba do Pacificador, promovido na primeira segunda-feira do mês na Praça do Pacificador. Com hora para começar e sem hora de acabar, o projeto já recebeu personalidades consagradas nos estilos de samba enredo, partido alto, pagode, exaltação, breque e samba rock entre outros gêneros.

A festa em Caxias vai contar com a participação especial de Xande de Pilares. Com ele estarão no palco Wantuir de Oliveira, Valéria Lima, Flávia Saolli, Mariano Maia, Andréia Caffé e os grupos Nova Raiz e Samba das Cabeleireiras, além de amigos também consagrados que prestigiam o evento e apresentam seus sucessos. O evento, gratuito, tem apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

Origem do Dia do Samba

A data foi escolhida por ser o dia em que o famoso compositor Ary Barroso visitou pela primeira vez a Bahia em 1962. Por iniciativa do então vereador Luiz Monteiro Costa foi criado o Dia do Samba para homenageá-lo. Com o passar dos anos a data foi incorporada a nível nacional e comemorada todos os anos com muita empolgação.

São muitos os estilos. Samba enredo, samba partido alto, samba pagode, samba canção, samba carnavalesco, samba exaltação, samba de breque, samba de gafieira e samba rock ou sambalanço são os gêneros mais apreciados.