CAMPANHA CONTRA FEBRE AMARELA PROSSEGUE EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time23/01/2018 18:25

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações de combate à Febre Amarela na cidade. As equipes da SMS estão atendendo a população e disponibilizando novas doses para imunização todos os dias no município. Nesta terça-feira (23/01), três unidades públicas de saúde vacinaram os caxienses e os moradores de cidades vizinhas que vieram até o município em busca da vacina. Além disso, a Secretaria promoveu também um encontro de capacitação para os profissionais que trabalham com a imunização no município.

As três unidades que aplicaram a vacina nesta terça-feira foram UPH Parque Equitativa, UBS Taquara e UBS Parque Eldorado. Somente nesta última, foram 250 doses e a vacinação ocorreu de maneira tranquila. O engenheiro Rodrigo Bahia, de 24 anos, esteve na unidade e foi vacinado pela manhã. “Vou viajar na próxima semana e vim tomar a vacina para poder passear com mais segurança. O atendimento no posto foi ótimo e, a técnica que aplicou a vacina, muito atenciosa”, ressaltou. Rodrigo foi atendido pela técnica de enfermagem, Andréa da Silva, e pela diretora da Unidade Básica de Saúde Parque Eldorado, Ana Paula da Silva.

Ao mesmo tempo em que as unidades atendiam a população, no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo aconteceu um encontro para os enfermeiros e técnicos das equipes das salas de vacina e diretores das UPHs (Unidades Pré-Hospitalares) do município. A capacitação teve como principal objetivo prestar informações e tirar dúvidas dos agentes de saúde sobre a aplicação das doses fracionadas da vacina, que começam a ser aplicadas na próxima quinta-feira, 25/01. O encontro contou com a participação dos departamentos de Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde, discutiu as estratégias de alcance e programação de vacinação para os próximos dias, com destaque para o Dia D de Vacinação, que acontece no sábado (27/01), nos 92 municípios do estado.

Na quarta-feira (24/01), as unidades que estarão vacinando serão: Centro Municipal de Saúde (CMSDC), localizado à Rua  General Gurjão, s/nº – Centro; UPH Saracuruna, Av. Presidente Roosevelt, s/nº – Saracuruna; UBS Amapá, Rua Andréa, s/nº; e UBS Dr. José de Freitas, Praça José de Jesus - Vila Operária.

Saiba mais sobre a Febre Amarela:

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmiss
ão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito aedes aegypti. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, assim como o combate ao mosquito, que também é de fundamental importância.