access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

ATLETA DE CAXIAS PARTICIPA DAS OLIMPÍADAS ESPECIAIS NO PANAMÁ

person access_time19/04/2017 15:25

Uma rotina cheia de compromissos e disposição preenche o dia a dia da jovem Thaíssa de Oliveira, de 16 anos. Estudante da rede municipal de ensino, da Escola Municipal Profª Hilda do Carmo Siqueira, Thaíssa frequenta também aulas em um curso de informática, às quartas-feiras, recebe atendimento na Apae duas vezes por semana, além de praticar atletismo e outras atividades esportivas às terças e quintas, na unidade de Inclusão da FUNDEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais, da Prefeitura de Duque de Caxias.

Na unidade, Thaíssa descobriu uma vocação especial e viu no atletismo a oportunidade de viver novas e importantes experiências. Na próxima quinta-feira, 20, a atleta viajará para o Panamá, representando o município de Duque de Caxias e todo o país. Thaíssa foi escolhida para compor a equipe brasileira após participar de quatro seletivas no Rio. No Panamá, disputará a terceira edição dos Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, que acontecerão de 20 a 28/04 e reunirão, ao todo, 806 atletas e 214 treinadores de todos os países da América do Sul. A delegação brasileira, da qual Thaíssa é integrante, será composta por 37 pessoas, sendo 28 atletas.

Ainda muito nova, Thaíssa foi diagnosticada com deficiência intelectual, após nascer prematura de apenas seis meses, pesando pouco mais de meio quilo, e tem um histórico de muita luta e força de vontade. A mãe da menina sempre incentivou muito o desenvolvimento da estudante e percebeu grandes avanços especialmente após matricular a mesma na FUNDEC Inclusão.

“Ela nunca saiu de perto de mim. Essa viagem será a primeira. Ao mesmo tempo em que fico preocupada por estarmos longe, também fico muito feliz por ela e sei que será bem cuidada”, ressaltou a mãe, Vânia de Oliveira. A preocupação com a viagem também é sentida pelo professor de Educação Física, Rafael Fiuza, que será o responsável pela aluna no período. Rafael disse que está ansioso e que não vê a hora de chegar aos Jogos. “É muita responsabilidade acompanhá-la. Será, com certeza, uma emoção e uma oportunidade única”, destacou.

O que são os Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais?

Durante nove dias, o Panamá e o mundo serão contemplados com um evento único, onde a determinação, a habilidade e a alegria estarão presentes em forma de inclusão no esporte. A missão dos Jogos é criar a consciência no mundo com relação à aceitação e inclusão das pessoas com deficiências. Entre as modalidades esportivas disputadas estão atletismo, basquete, bocha, tênis, ginástica rítmica e natação.

Saiba mais sobre a FUNDEC:

A FUNDEC Inclusão é uma unidade da Fundação destinada ao atendimento de pessoas com necessidades especiais. Nela, os alunos são atendidos duas vezes por semana, participam de cursos profissionalizantes e atividades físicas. São oferecidas ainda oficinas de informática, expressão corporal, cozinha experimental, vivência e grupos com famílias, além de palestras com temas variados como primeiros socorros e doenças sexualmente transmissíveis.