coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

ATIVIDADES MARCAM O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA TUBERCULOSE EM DUQUE DE CAXIAS

ATIVIDADES MARCAM O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA TUBERCULOSE EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time18/03/2019 09:34

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 18 e 22 de março, a Semana de Prevenção e Controle da Tuberculose no município.
As atividades, realizadas pelo Programa de Tuberculose, ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose (24 de março) e tem como objetivo conscientizar a população sobre as formas de prevenção e controle da tuberculose.
As ações, que incluem divulgação, reflexão, informação e/ou educação sobre tuberculose, bem como a captação de sintomáticos respiratórios, encaminhamento e orientação para realização da baciloscopia, acontecem nas seguintes unidades de saúde do município:
CMSDC - Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (Rua General Gurjão, Centro)
UPH Pilar (Rua Carlos Avelar, Pilar)
UPH Saracuruna (Av. Presidente Roosevelt, Parque Uruguaiana)
UPH Campos Elíseos (Avenida Actura, Campos Elíseos)
UPH Parque Equitativa (Av. Automóvel Clube, Parque Equitativa)
UPH Imbariê (Rua Santa Catarina, Imbariê)
UPH Xerém (Rua Nóbrega Ribeiro, Xerém)
UBS Antônio Granja (Rua Guanabara, Parque Fluminense)
Todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.
O município de Duque de Caxias está em segundo lugar no Estado em número de casos da doença, só perdendo para o município do Rio de Janeiro. O maior número de contaminação está no 1º Distrito. Por isso a mobilização é tão importante. Durante todo o ano o Programa de Controle da Tuberculose em Duque de Caxias trabalha a prevenção e a detecção da doença nas 72 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para aumentar o alcance da detecção da doença a Secretaria de Saúde inaugurou, em 2018, a primeira Sala de Escarro Induzido do município, instalada no Centro Municipal de Saúde – CMSDC.
Segundo a Dra. Maria Cristina Gil, Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no município de Duque de Caxias, “ainda existe um estigma e preconceito quanto a tuberculose. Aquele pensamento de que temos que nos afastar da pessoa com tuberculose. As pessoas sentem medo de uma doença que é prevenível e recuperável”.

SAIBA MAIS SOBRE A TUBERCULOSE
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina BCG, a qual protege a criança das formas mais graves, como a tuberculose miliar e a meníngea. A vacina está disponível gratuitamente, nas salas de vacinação das redes de serviços do Sistema Único de Saúde, incluindo maternidades.

folder_openTags