ALUNOS DE CAXIAS PARTICIPAM DE PROJETO DE VÔLEI COM JACKIE SILVA

person access_time13/06/2017 11:25

Parceria entre a Prefeitura e Ministério dos Esportes leva voleibol para rede municipal de ensino

Atleta renomada no vôlei de praia feminino, a ex-atleta Jackie Silva esteve em Duque de Caxias, esta semana, acompanhada do também ex-atleta Luiz Lima, da natação, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Alto Rendimento no Ministério dos Esportes. Durante a visita, os atletas e a comitiva do Ministério foram recebidos pelo prefeito Washington Reis e pela secretária municipal de Educação, profª Marise Ribeiro. O encontro teve como objetivo a apresentação de um projeto chamado Atletas Inteligentes que poderá ser implementado na rede municipal de ensino. Na agenda, constaram um almoço no centro da cidade e a visita a duas unidades escolares.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Jackie Silva e busca renovar e preparar tecnicamente novos atletas de voleibol. Nas escolas, a finalidade é ensinar os alunos a jogar voleibol ao mesmo tempo em que contribui com o bom condicionamento físico e mental da garotada. Técnica, força, garra, superação e resultado são os ingredientes utilizados pelo instituto na conquista desse objetivo. O projeto é encabeçado por Jackie Silva, ex-atleta que entrou para a história do vôlei de praia nacional ao conquistar a primeira medalha de ouro da modalidade, junto com a parceira Sandra Pires, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.

Voltado para o esporte de alto rendimento, o projeto funciona desde 2008 no Rio de Janeiro. Os alunos, de 12 a 20 anos, têm a grande oportunidade de treinar e trocar experiência com a campeã olímpica, que participa das aulas pelo menos uma vez por semana. Em Duque de Caxias, as atividades já acontecem em um CIEP estadual e, agora, terão início na primeira unidade escolar municipal na cidade. Já está em estudo a implantação do projeto no CIEP 220 – Yolanda Borges, localizado na Figueira, 2º distrito.

Jackie falou sobre a importância do projeto e salientou que esse tipo de iniciativa é fundamental no desenvolvimento dos estudantes: “O projeto pode se tornar um facilitador do trabalho da educação. Comecei a desenvolvê-lo na escola porque sempre acreditei que o esporte não pode estar de fora do ambiente escolar. O projeto valoriza e aproxima as crianças da educação. A participação dos estudantes está atrelada à frequência nas aulas. Fechando essa parceria com Duque de Caxias, este será o primeiro município do Rio a começar um trabalho tão forte com o esporte nas escolas”, ressaltou.