SIMULADO DA ASSECAMPE ALCANÇA O OBJETIVO

person access_time23/10/2017 13:28

Para a Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) e para a Defesa Civil de Duque de Caxias, o 18º simulado do Processo APELL/CE de alerta, preparação e emergência local alcançou seu objetivo no último sábado (21/10), quando conseguiu mobilizar cerca de três mil voluntários em parte do entorno da Refinaria Duque de Caxias (REDUC). A ação de treinamento começou logo após a sirene da empresa de envasamento de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo (o popular gás de cozinha), Ultragaz, ser acionada, às 9h, por cauda do um vazamento com risco de explosão.

Enquanto a brigada de incêndio da empresa, auxiliada por equipes do Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio que fazem parte do PAM – Plano de Auxílio Mútuo controlavam o vazamento de gás os voluntários percorreram 45 ruas da comunidade vizinha à empresa solicitando que os moradores deixassem suas casas por causa do risco de explosão na empresa.

Durante a evacuação 30 moradores ficaram “feridos” pelas ruas. Foram três vítimas vermelhas, sete amarelas e 20 verde, que receberam o primeiro atendimento onde estavam. Todos foram estabilizados pelos voluntários que durante todo ano recebem treinamento, incluindo de primeiros socorros. Transportados em ambulâncias, veículos particulares e ônibus, eles foram levados pela o ponto de apoio instalado na Escola Estadual Hélio Rangel, em Jardim Primavera.

Durante o treinamento profissionais de saúde e pacientes que estavam na Unidade Pré-Hospitar de Campos Elíseos também tiveram que abandonar o local. Os casos considerados graves foram encaminhados aos hospitais municipal Moacyr Rodrigues do Carmo e estadual Adão Pereira Nunes. Todas as ações foram acompanhadas por observadores da ASSECAMPE que avaliaram o desempenho das equipes.

O simulado, coordenado pela Defesa Civil municipal e seu subsecretário André Luiz, contou com apoio da Defesa Civil Estadual que enviou uma equipe técnica liderada pelo diretor-geral do órgão, coronel Bombeiro Marcelo Silva da Costa. Para o treinamento foram mobilizadas também equipes das secretarias de Saúde, de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, com a Guarda Municipal e do Grupamento de Operações com produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros (GOPP).

As equipes de voluntários foram formadas por escoteiros, Bombeiros Civis, Escoteiros, Desbravadores, de Capelania, da Cruz Vermelha, lideranças comunitárias e religiosas. Também participaram como observadores equipes da Defesa Civil de Petrópolis, Nova Iguaçu e Saquarema. Um grupo formado por técnicos de segurança, saúde e meio Ambiente da Vale Fertilizantes, de Cubatão, São Paulo avaliou todas as ações do simulado e ficaram satisfeitos com o presenciaram.